Didática profissional: um guia para formadores

Alex Sandro Gomes
3 min readOct 5, 2023

--

Este é o título da versão para o Brasil do livro Initiation à la Didactique Professionnelle pour les formateur, o qual publicamos em parceria com os colegas da área da Didática Profissional - Grégory Munoz, Candy E. Marques Laurendon e Olivier Allain - em maio de 2022.

O projeto de cooperação internacional iniciou em 2015, a partir de um reencontro com um colega contemporâneo do doutorado. Eu e Gregory fomos doutorandos do grande mestre Prof. Dr. Gérard Vergnaud, um dos criadores da Didática Profissional. Recordo-me de ter assistido a defesa de tese do colega Patrick Mayen, na qual o Professor Vergnaud estava estruturando uma Didática 'do trabalho'.

Psicólogo e Especialista em Didática da Matemática, o professor Vergnaud tem grande influência no desenvolvimento desta área no Brasil. Seus trabalhos inspiraram — e continuam inspirando — muitos colegas, pesquisadores e autores de livros. Hoje entendemos bem melhor as lacunas de aprendizagem experimentadas por estudantes da Educação Básica a partir de sua teoria. O legado de seu trabalho foi recentemente homenageado com um site para a difusão de suas ideias e obras no Brasil.

O mesmo esmero com o qual o Professor Vergnaud dedicou-se a criar a didática de uma disciplina socialmente muito reconhecida e estabelecida, como a Matemática, ele também dedicou para estudar e contribuir na estruturação de um campo de pesquisa para a Didática do Trabalho. Nesta abordagem, dedicou-se a reconhecer a complexidade de fazeres profissionais e construir as bases de uma didática de conceitos, habilidades e competências profissionais. Essa área tem hoje a maturidade de três décadas de evolução.

O projeto deste livro nasce com o propósito de apresentar os aspectos teóricos e metodológicos dessa didática para servir de inspiração a criação de abordagens similares, equivalentes ou mais adequadas dessa prática no Brasil. Dessa forma, desejamos contribuir com a valorização do Ensino Profissional e Tecnológico (EPT), a partir da difusão de um arcabouço teórico e metodológico que permita uma atualização das práticas de ensino profissional no Brasil e em outras regiões.

A versão em português acaba de ser lançada. Assim como a versão francesa, esta também contou com a delicada editoração da Pipa Comunicação. A edição apresenta algumas seções que se fizeram necessárias para completar a localização da obra original para o Brasil.

Capa do livro Didática profissional: um guia para formadores
Didática profissional: um guia para formadores

A primeira é uma 'Apresentação da versão brasileira'. Sabemos que a realidade da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil é muito distinta daquela vivenciada na França. Sabíamos que não seria possível transpor a estrutura, alguns exemplos e mesmo alguns termos. Então tudo que poderia parecer estranho foi adequado. Uma segunda seção extra é a de 'Notas da tradução', onde tratamos de explicar termos que seriam difíceis de traduzir. Alguns deles foram mantidos no idioma original; por exemplo, o caso da noção de schéme.

Além disso, a versão brasileira conta com uma carta de apresentação assinada por todos os membros da diretoria da Associação de Pesquisas e Práticas em Didática Profissional (RPDP) — L’association recherches et pratiques en didactique professionnelle.

A versão em francês foi lançada durante o 6e Colloque international de Didactique professionnelle, na Haute École de Travail Social et de la Santé, em Lausanne (HETSL), na Suíça.

Grégory Munoz, Candy E. Marques Laurendon, e, Olivier Allain, em Lausanne (HETSL), na Suiça.

Assim como na versão em francês da obra, a versão em português conta com o prefácio de nosso querido Professor Gérard Vergnaud, a quem dedicamos todo o nosso trabalho, em honra a disseminação de seu pensamento e em prol de uma melhor Educação para o trabalhador, como assim ele desejava.

--

--

Alex Sandro Gomes

Professor at the Computer Science Center of UFPE. Specialist in the design of learning environments. More at http://gg.gg/nsmk1